O Verniz à óleo é o verniz para quem procura um acabamento atóxico, resistente e que protege a madeira de bancadas de cozinha, tábuas de corte e brinquedos. É feito com matérias-primas naturais de fontes renováveis, não contém solventes nem aditivos químicos.
O Verniz à óleo protege a madeira saturando as fibras superficiais e formando uma camada muito fina de acabamento, super flexível, que não trinca nem descasca. A aplicação é igual à dos óleos: espalhar sobre a madeira, aguardar que ela absorva o verniz e em seguida remover todo o excesso com pano.
É uma alternativa excelente ao óleo mineral em tábuas de corte porque o acabamento é muito mais resistente e também permite retoques em pequenas áreas – não é preciso remover todo o verniz para consertar pequenos defeitos.
O Verniz à óleo pode ser usado em conjunto com a cera Artefice Cucina, que cria uma camada extra de proteção na madeira com cera de abelha pura.
Características
Acabamento impermeável, flexível e resistente
Feito com matérias-primas naturais e 100% brasileiras
Penetra bem nas fibras da madeira e é elástico: não trinca nem descasca
Permite retoques
Aplicações
O Verniz à óleo é recomendado para superfícies e objetos em contato com alimentos, móveis, armários, portas, janelas de ambiente interno.
Dicas
A madeira absorve uma boa parte do verniz e o filme na superfície é bastante fino e elegante.
A quantidade de demãos para aplicar é determinada pelo uso que a peça terá: 2 a 4 demãos são suficientes para peças com uso moderado e é o recomendado para tábuas de corte, superfícies e utensílios de cozinha. Superfícies que que terão uso intenso precisam de até 6 demãos para proteção máxima, e requerem reaplicação mais leve – 1 a 2 demãos – uma ou duas vezes por ano.
As demãos para renovar o acabamento devem ser aplicadas conforme descrito para a madeira sem proteção. A diferença é que a madeira tende a absorver menos verniz.
Preparação
A preparação da madeira para o acabamento é fundamental. A superfície deve estar seca e limpa de qualquer partícula ou sujeira. Recomendamos que qualquer sujeira e gordura sejam removidos com solvente ou outro limpador/removedor.
Verniz ou stain já aplicados precisam ser removidos antes da aplicação do verniz à óleo.
Antes de aplicar
Diluição: pode ser diluído até 50% com Olio Fluido, limoneno, terebintina ou aguarrás. Não use solventes “verdes” ou ecológicos porque eles têm água e não misturam com o verniz.
Temperatura: deve estar acima de 12°C durante e depois da aplicação por 1 a 3 dias. Quanto mais quente mais rápida a cura do verniz.
Teste: sempre faça um pequeno teste antes de aplicar na peça que será acabada para avaliar o trabalho necessário e o acabamento final. Se você não tiver uma madeira extra, escolha uma parte que não aparece muito – o verso do tampo de uma mesa, por exemplo – para fazer os testes de acabamento.
Aplicação
Primeira demão: deve ser aplicada mais carregada. Espalhe uma boa quantidade de verniz sobre toda a superfície e deixe que seja absorvido por alguns minutos. Se a madeira absorver todo o verniz, espalhe mais um pouco.
A seguir, esfregue toda a superfície com um pano limpo e seco até que a madeira esteja seca.
Intervalo entre demãos: deixe que o verniz seja absorvido pelo menos durante 24 horas antes de aplicar outra demão, mas não permita que ele permaneça úmido na superfície da madeira durante este período: qualquer poça de óleo deve ser enxugada com pano.
Demãos posteriores: são aplicadas da mesma forma, porém devem ser mais econômicas na quantidade de verniz.
Cura: o verniz cura totalmente em 3 a 5 dias.
Manutenção
Limpeza diária: a madeira pode ser lavada com produtos de limpeza neutros. As tábuas de corte e utensílios de cozinha devem ser limpos constantemente com água morna e detergente ou receitas caseiras para assepsia. Nunca deixe essas peças imersas em água porque elas vão empenar e rachar.
Reparos: é bastante simples reparar o acabamento com Verniz à óleo. A maior parte de pequenas batidas, riscos, manchas e outros danos podem ser removidos lixando levemente a área afetada e aplicando uma nova demão de verniz na área afetada. Esta demão irá se mesclar com o acabamento original e deixar um reparo praticamente imperceptível.
Reaplicação: deve ser feita para reavivar o acabamento e é feita conforme descrito na aplicação.
Armazenamento: guardar em local fechado, seco e com temperatura moderada. Não exponha a frio e calor excessivos.
Importante: mantenha a embalagem de verniz bem fechada e longe de fontes de calor e chama. Por conter óleo natural, panos, pincéis, pó de lixamento e outros materiais úmidos com óleo podem entrar em combustão espontaneamente se o descarte não for realizado adequadamente. Imediatamente após o uso coloque o material usado em um recipiente com água e feche bem para o descarte ou seque em área externa não exposta ao sol.